quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que é Twitter? Para que serve o Twitter?




Uma das maiores falhas em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que o twitter não tem um uso claro e definido.
Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.
A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo por exemplo foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremotosp.
Mas isso não resumo o twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.
Usando o celular:
Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.
Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.
Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acesse m.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)
Usando o MSN:
O twitter também pode ser integrado com instant messengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified:
1) Adicione o usuário imified@imified.com no seu MSN2) Escreva uma mensagem qualquer para criar seu usuário3) Digite 4 para acessar a sua conta, ele te enviará uma url para você navegar no seu browser.4) Adicione o widget do twitter à sua conta5) Crie um shortcut (atalho) para o widget (service) do twitter (sugestão /t).
Pronto, de agora em diante para enviar uma mensagem para o seu twitter via MSN é só abrir uma conversa com o imified@imified.com no MSN e digitar /t sua mensagem.
Você pode importar/convidar seus amigos do MSN que já tem twitter, para isso basta acessar o link Find & Follow, preencher seus dados do Hotmail (ou de outro instant messenger). Ele irá checar sua lista de amigos e lhe indicar quem já usa twitter para você seguir, e em seguida a lista de quem não tem para você convidar.
Se você quiser que sua mensagem de status no MSN seja atualizada a cada mensagem enviada para o twitter baixe e instale o Twessenger, leia o arquivo README com cuidado, a instalação desse add-in não é tão simples.
Mas para que conversar com seus amigos pelo twitter ao invés do MSN ou Gtalk? Particularmente não gosto de usar o MSN ou Gtalk para conversar, mas se eu tenho algo que gostaria de deixar registrado, como uma frase bacana, uma música legal, um link interessante, uma foto diferente, e não direcionado a uma pessoa específica, ou seja, poderia ser interessante para qualquer pessoa que eu conheça, eu deixo essa mensagem no twitter.

COmpulsão por doces ao largar o cigarro







Parece atração fatal: quem abandona o cigarro acaba substituindo-o por alguma guloseima. "A privação de nicotina desperta mesmo o desejo por doces. E se logo após o almoço ou o jantar a pessoa acendia um cigarro, ao largá-lo a sobremesa passa a ter um gosto especial", afirma a cardiologista Jaqueline Scholz Issa (SP), diretora do Ambulatório de Tabagismo do Instituto do Coração e do Ambulatório do Programa de Tratamento do Tabagismo. Apesar de não haver uma comprovação científica, pesquisadores dizem que, ao deixar o vício, a mulher é quem se sente mais atraída por açúcar. "Quando surge a vontade de tragar, ela geralmente procura produtos como balas, chicletes ou biscoitos recheados. Por ficarem mais tempo na boca, esses petiscos proporcionam uma sensação de prazer, que antes era conseguida com o cigarro", compara Adriana Ávila, nutricionista do Instituto do Coração. Para ajudar o tabagista a não correr o risco de sair de um problema e começar outro há uma dica: "Ao sentir vontade de fumar, opte por alimentos docinhos, mas com baixo valor calórico, como barra de cereais, frutas picadas, chás, iogurtes desnatados, frutas secas, além de balas e chicletes.