quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Torres pelo mundo

Uma coluna de 70 toneladas e cerca de 20 metros foi instalada nesta quarta-feira (12) no canteiro de obras do Marco Zero, o local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001.

A coluna é a primeira das fundações de um dos novos prédios que serão erguidos no local, o One World Trade Center, e permitirá aos trabalhadores iniciar a construção dos primeiros andares.fonte: G1

World Trade Center foi um complexo de sete prédios edificado em Lower Manhattan, Nova Iorque que foi destruído em 2001 nos ataques de 11 de Setembro. Atualmente se encontra em reconstrução no mesmo terreno, com seis novos arranha-céus e um memorial.

O Complexo original foi projetado por Minoru Yamasaki na década de 1960 usando o design estrutural de seções tubulares para as torres gêmeas de 101 andares. E para ganhar a aprovação do projeto, o Port Authority of New York and New Jersey concordou em assumir o controle da Hudson & Manhattan Railroad tornando-se a Port Authority Trans-Hudson (PATH). A pedra fundamental do edfício foi lançada no dia 5 de Agosto de 1966. A Torre Norte foi concluída em Dezembro de 1970 e a Torre Sul foi finalizada em Julho de 1971. A Construção do World Trade Center necessitou da escavação de inúmeros metros cúbicos de terra, usados posteriormente na criação do parque Battery Park City, a oeste de Lower Manhattan.

O Willis Tower anteriormente conhecida como Sears Tower é um arranha-céu localizado na cidade de Chicago, Illinois, sendo a estrutura mais alta da América do Norte desde 1973. Ultrapassou o World Trade Center, que um ano antes, superou o Empire State Building. Construído pela Sears, Roebuck and Company, foi idealizado pelo arquiteto chefe Bruce Graham e o engenheiro de estruturas Fazlur Khan da Skidmore, Owings, & Merrill.

As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificado na cidade de Kuala Lumpur, Malásia pela construtora espanhola Acciona. Foi concluído em 1998, tem 88 andares e actualmente é o terceiro edifício mais alto do mundo (pronto), com 452 metros (1.483 pés).


O Shanghai World Financial Center (Chinês simplificado: ; Chinês tradicional: ; Pinyin: Shànghǎi huánqiú jīnróng zhōngxīn) é um arranha-céu construido em Xangai, China. É um arranha-céu multi-uso que abriga ecritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas no primeiro andar. O hotel tem 175 quartos e suítes em 2008 como o Park Hyatt Shanghai.


O Taipei 101, (em Chinês tradicional:101 ou 101;Chinês simplificado:101;Pinyin:Táiběi Yīlíngyī; Wade-Giles:T'ai-pei I-ling-i) é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Taiwan. O edifício, projetado por C. Y.

Lee e construído por KTRT Joint Venture é a estrutura mais alta já construída no mundo. O Taipei 101 recebeu o prêmio Emporis Skyscraper em 2004. Foi considerado um

a das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno (revista Newsweek, 2006) e uma das Sete Maravilhas de Engenharia (Discovery Channel, 2005).


O Burj Al Arab (em Árabe برج العرب, literalmente Torre das Arábias) é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). O Burj Al Arab é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros (1.053 pés) é a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel.[1] No entanto, a Rose Tower, também em Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2008. O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros (919 ft) fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.

O Burj Dubai (em árabe: برج دبي "Torre de Dubai") é um arranha-céu em construção no distrito de Business Bay, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e é a estrutura mais alta construída pela mão do homem ainda não finalizada. A construção começou em 21 de Setembro de 2004 e é esperado que esteja completado e pronto para ocupação em Setembro de 2009.

O edifício faz parte de uma área de 2 km ² em desenvolvimento chamada "Downtown Dubai" e está localizado no "Primeiro Interchange", juntamente com a Sheikh Zayed Road e Doha Street. O arquiteto da torre é Adrian Smith[3] que trabalhou com Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006.[4] SOM é uma firma de arquitetura e engenharia encarregada do projeto.[3] A primeira construtora é Samsung Engineering & Construction juntamente com a Besix e a Arabtec.[5] A escolha das construtoras foi feita pela CBM Engineers.


O Edifício Empire State (em inglês: Empire State Building) é um arranha-céu de 102 andares de estilo Art déco localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th Street na cidade Nova York. Seu nome deriva do apelido do estado de Nova York. Foi considerada uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos, desde a sua conclusão em 1931 até que a construção da Torre Norte do World Trade Center foi concluída em 1972. Logo após a destruição do World Trade Center em 2001, o Empire State Building recebeu novamente o título de edifício mais alto de Nova York. A previsão é que seja superado pela Freedom Tower, em 2011. Este novo edifício e todo o resto do complexo, denominado Novo World Trade Center, está sendo construído no antigo terreno do World Trade Center.


O edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício do Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade e o 4º do Brasil, prestes a se tornar respectivamente o 4º e 5º no fim de 2010. Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.[1] Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após a inauguração, na década de 40, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.

Jin Mao Tower é um arranha-céu, actualmente é o 6º arranha-céu mais alto do mundo, com 421 metros (1,380ft). Edificado na cidade de Xangai, China, foi concluído em 1998 com 88 andares. Perdeu o título de mais alto de Xangai em 2007, quando a estrutura de 493 metros do Shanghai World Financial Center foi concluída.

Bank of China Tower (Hong Kong) é um arranha-céu, actualmente é o 12º arranha-céu mais alto do mundo, com 367 metros (1,205ft). Edificado na cidade de Hong Kong, China, foi concluído em 1990 com 72 andares.