segunda-feira, 13 de julho de 2009

História do Rock

Em 5 de julho de 1954 uma encruzilhada ao sul do Texas que marcada pela discriminação racial na maior potência do mundo, firma uma mistura entre rhythm & blues e o country. A música batida e calma dos negros com o sutaque caipira nasce o estilo músical do qual iria se tornar o maior fenômeno de produção musical, que arrastaria multidões, que criaria reis e rainhas. Nasce o Rock.
Nesse momento muitas bandas e cantores começam a serem lançados, e cada vez mais pessoas adoravam, indolatravam um ritmo do qual negros e brancos cantavam um mesmo tipo de som, dessa explosão de cultura sairam muitos gêneros e também muitos cantores que até hoje fazem fama como:
  • Elvis Presley - "Eu não sei nada de música. Para o que faço, não é necessário."
  • Chuck Berry - "O rock foi muito bom pra mim. O rock é meu filho e também meu padrasto."
  • Ray Charles - "O rock nasceu quando cantores e bandas brancas começaram a fazer covers de músicas negras. Isso pode soar racista, mas isso eu não sou."
Após esse momento de nascimento surgem subgêneros que dividem o rock em muitos outros estilos como o fusion rock, hard rock, heavy metal, psicodelico e muitos outros estilos variados dos quais fizeram fama grandes nomes como The Beatles, Led Zeppelin, Black Sabbath, David Bowie e outros. Aqui no Brasil também surgiam grandes nomes como os Mutantes, Roberto Carlos e até Raul Seixas nosso eterno rei.
No começo de 1974 impera o caos no rock, muitas divisões entre o rock do oriente e ocidente, enquanto na Europa principalmente no Reino Unido, reina o brilho e o exesso do art-rock, já nos EUA e em outras partes da America, predomina o jeans, couro, muito barulho e cabelos pintados. Na Inglaterra vê-se o Sex Pistols e The Clash e na Ameria exibe rock de arena com Kiss e Queen, dessas tantas divisões uma delas é a mudança de rock de garagem para rock underground e do soul que fabrica o Super Astro Michael Jackson. No Brasil nasce a nossa rainha do rock Rita Lee & Tutti Frutti, também nasce Blitz, Lulu Santos, Ritchie uma banda da qual desconheço a Gang 90 & Absurdettes.
Surge então a globalização do rock, a produção de super astros, a cultura do video clip com o nascimento da MTV. A música vira negócio, imagem, em enorme demanda. Cai o muro de Berlin, e na virada da década Seattle é epicentro de um terremoto no extremo noroeste dos EUA, assim todo esse mercado da música toma um novo rumo com seus negócios milhonários. Nascem muitos novos gêneros e cada vez mais divisões em grupos ou tribos, o rock toma parte de lados, um de rock pesado, roupas rasgadas e muito barulho, já outro que cultiva os antigos estilos de culturas negras como o soul, blues, e todas essas misturas, fazendo surgir gêneros como o Grunge, Metal Alternativo, Britpop, etc., aqui no Brasil muitas bandas surgem e acontecem muitas marcas para o rock brasileiro: o primeiro Rock in Rio, a MTV entra no ar, Raul Seixas morre e se mostram outras grandes bandas como Titãs, RPM, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Ira! e também o Sepultura nosso ícone internacional do Metal brasileiro.
Em 1994 (que emoção...ano que eu nasci) passa o furacão Nirvana, mas não cessam as bandas de garagem ou a cultura underground, por causa da música fácil na internet, músicas sendo baixadas facilmente em todos os cantos do mundo a todo momento e cada vez mais surgem novas subdivisões do rock, e mais gêneros nascem da mistura de outros estilos. Desses nascem os meus preferidos! Como: New Metal, Nü-metal, Emo, Hard Core, Emo Core e outros. No mundo fazem fama bandas como o Oasis, Smashing Pumpkins (amoo'), Radiohead, Rage Against The Machine, The Strokes e também OutKast que marcam um novo estilo que é uma mistura de Rap, Hip-Hop com o Rock e Eletrônica. Assim, é a história do rock, não se esqueça de ver as novas notícias e outras postagens minhas sobre o dia mundial do rock. fonte totalmente modificada: Veja on-line

Veja o vídeo da banda My Chemical Romance que marca os novos tempos do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário