sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Curiosidades sobre a comida

Pretzels salvaram Viena de ataque turco

Há uma história que conta que, por volta de 1510 d.C., Viena sofreu seguidos ataques turcos. Os invasores, sem sucesso nas tetantivas de derrubarem os portões da cidade, decidiram ardilosamente cavar um túnel por baixo dos muros. Para se aproximarem sem chamar a atenção dos citadinos, os orientais esperaram a cidade dormir, assim fariam um ataque surpresa na calada da noite. Eles não contavam, entretanto, que um grupo de confeiteiros houvesse ficado acordado durante a madrugada para fazer seus deliciosos pretzels e vendê-los fresquinhos na manhã seguinte. Os dedicados cozinheiros ouviram o barulho da aproximação dos turcos e logo acordaram toda a cidade, que prontamente colocou os atacantes para correr.


Você já viu um kanikama vivo?

O kanikama, fruto do mar com sabor semelhante ao siri, não é uma espécie de animal marinho. Muito usado na culinária japonesa, o "kani" é na verdade carne de peixe processada, que vira um tipo de massa após a industrialização. O Brasil consome cerca de duas mil toneladas de kanikama por ano em canapés, saladas, sushis e outras delícias exóticas.


Pretzels foram criados para recompensar crianças comportadas

No dia 13 de janeiro de 2002, o presidente dos EUA, George W. Bush, desmaiou ao se engasgar com um pretzel, petisco geralmente retorcido em forma de três círculos interligados, enquanto assistia a um jogo de futebol americano, em sua residência da Casa Branca. Ao desmaiar, Bush bateu a bochecha esquerda, que lhe rendeu um pequeno hematoma e uma ferida no lábio. Os biscoitos, feitos de massa doce ou salgada, foram criados por volta do ano de 610, em um monastério no sul da França ou norte da Itália - a localização nunca foi definida com exatidão pelos historiadores. Apesar de agora poderem levar fama de assassinos, os biscoitos foram criados para recompensar as crianças que memorizavam com exatidão as orações e passagens bíblicas ensinadas pelos monges, motivo pelo qual foram chamados de Pretiola, que significa "pequena recompensa" em latim. O formato da delícia representa dois braços unidos em posição de prece. Há quem diga também que os três círculos são referência à Santíssima Trindade. Resta agora saber se os pretzels serão proibidos de embarcar nos vôos de companhias americanas por representarem um perigo potencial.


Milho é muito mais do que alimento

O milho é um portento da natureza. Afora ser alimento precioso, dele se obtêm muitos produtos, desde a cola fina, usada em selos e envelopes, ao óleo comestível. Do milho pode-se se extrair matéria-prima para fabricar tintas, tecidos, papel, substitutos da borracha, sabão, álcool e até pólvora sem fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário