terça-feira, 8 de setembro de 2009

400 anos da Cidade dos Sonhos

Um grande desfile no rio Hudson abriu nesta terça-feira a semana de celebrações com que Nova York buscar lembrar o quarto centenário de seu "descobrimento", ocorrido pelas mãos do navegante Henry Hudson. O mesmo rio em que Hudson navegou em 1609 a bordo do "Halve Maen", e sobre cujas margens se instalaram os primeiros colonos europeus do que hoje se conhece como Manhattan, foi o protagonista do primeiro grande ato de homenagem a uma cidade que nasceu sob domínio holandês.

Os príncipes herdeiros da Holanda, Willem-Alexander e Máxima, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, presidiram hoje o desfile, no qual participaram navios do Exército dos EUA, da Marinha holandesa e até embarcações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Perante os presentes também passou uma reprodução do navio no qual chegou Hudson, o navegante que capitaneou há 400 anos uma missão da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais para encontrar uma nova via de acesso à Ásia. O resultado daquela expedição foi a descoberta de um lugar no qual os holandeses se assentaram para formar Nova Amsterdã, um lugar que, anos depois, os ingleses batizaram como Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário