sexta-feira, 17 de julho de 2009

Internetês




Sobre os Internetês a Wikipedia diz que: é um neologismo (de: internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito às normas gramaticais.

Para Silvia Marconato, o internetês é uma "forma de expressão grafolingüística [que] explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica." e aponta que estudiosos vêem aspectos positivos na simplificação do idioma nesta nova escrita.

Estudiosos, como Eduardo Martins, vêem com reservas o uso dessa linguagem, observando que o "aprendizado da escrita depende da memória visual: muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar sua grafia. Se bombardeados por diferentes grafias, muitos jovens ainda em formação tenderão à dúvida". fonte:wikipedia

Já a Desciclopédia diz:

Internetês é uma desevolução da língua Portuguesa. Muito simples de aprender pois desrespeita todas e quaisquer regras da gramática. Esta anomalia gerou vários sub-dialetos, como o Otakês e o Miguxês.

Essa mania ridícula começou no MSN, quando uma patricinha decidiu começar a digitar tudu erradu e abviadu para não demorar na digitação das mensagens. Ficou popular quando a mesma patricinha começou a usar o internetês nos trabalhos da escola, e acabou sendo mandadada para a sala do diretor. Na volta pra sala de aula foi recebida como heroína (não a droga) pelos seus colegas de classe. Todo mundo começou a escrever em internetês, alguns adaptaram a língua: Dos emos veio o miguxês, dos Otakus veio o otakês e por aí vai, até o infinito, pois como disse Einstein, "Somente duas coisas são infinitas: o universo e a ignorância humana, e eu não estou seguro sobre a primeira". fonte:Desciclopédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário